O Melhor destino de inverno do Brasil
Monte Verde é conhecida como a Suíça Mineira
Natureza, Romance, Diversão e Aventura esperam por você
Reserve Hoje Mesmo
o seu chalé...
Previous
Next

WI-FI Grátis

Estacionamento

Paisagem

BAR Recepção

Arrumação

Café da Manhã

Jogos

Pcte Romantico

Um dos melhores destinos de inverno :

Quer uma viagem com muito verde, clima frio e romântico, esportes de aventura e, ainda por cima, ser muito bem tratado e ter tranqüilidade? Vá para Monte Verde !

Verdadeiro paraíso ecológico, o vilarejo encravado na Serra da Mantiqueira agrada crianças, jovens e adultos em busca da natureza preservada, de turismo equilibrado e de muito sossego

Monte Verde, uma vila encravada na Mantiqueira.

 

Monte Verde, um paraíso ecológico na Serra da Mantiqueira a 1550 m de altitude, parte da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias, cercada por montanhas que chegam a 2080m de altitude, vislumbrando vales esplendorosos, dentre eles o do Paraíba que serpenteia entre a Mantiqueira e a Bocaina.

Fundada em 1950, doze anos após a chegada do casal de letões Werner e Emília Grinberg, que ali se estabeleceram e emprestaram a tradução de seu nome ao vilarejo, hoje, Distrito de Camanducaia e Estância Climática de Minas Gerais.

Monte Verde, com seu clima ameno, atraiu alemães, suíços e italianos que também vieram se estabelecer nessa região, contribuindo para a atmosfera “alpina” do lugar.

Considerado um dos destinos mais românticos do Brasil, Monte Verde atrai casais enamorados que curtem a natureza e o clima propício à lareira e uma boa comida, não faltando programas ecológicos para ajudar a manter a forma.

Caminhando pelas trilhas, o turista pode ser surpreendido por esquilos, veados, tucanos e beija-flores, dentre inúmeros outros animais silvestres da riquíssima fauna da Mata Atlântica.

 

Conversa de mineiro

 

Por quê Monte Verde? O nome é uma derivação do sobrenome de Verner Grinberg. Em alemão, grin é verde e Berg quer dizer monte.

Monte Verde não é uma cidade, é um distrito de Camanducaia.

A estrada que liga Monte Verde a Camanducaia foi aberta pela Cia Melhoramentos, a partir de 1939, quando a empresa chegou oficialmente à região.

A energia elétrica só chegou a Monte Verde em 1969.

A bandeira de Monte Verde foi criada em 1980. Inspirada nas cores e brazão da bandeira da Letônia, utiliza os mesmos símbolos: sol, pinheiro e gelo.

Temperatura mais baixa da história de Monte Verde: -13° C, registrado em 1999

Araucária: típica das regiões frias e considerada símbolo do Rio Grande do Sul, a araucária é praticamente moldura de Monte Verde. A árvore leva dezenas de anos para crescer e só começa a dar frutos (o conhecido pinhão, típico das festas juninas) depois de adulta. Quando cai uma pinha, a outra já está começando a se formar para o próximo ano. A colheita tem início em abril e vai até agosto.

Pinhão: A partir de abril, as trilhas de Monte Verde ficam forradas de pinhão. Fruto do pinheiro araucária ou pinheiro de roseta, como é conhecido popularmente, o pinhão entra no cardápio de restaurantes, em pães e farofas feitos em casa, e no orçamento de famílias que vendem o produto para turistas.

Neve: embora a neve não caia em Monte Verde, é comum nas manhãs de inverno a paisagem acordar coberta por gelo.

Javalis: o clima frio de Monte Verde favorece a criação de javalis, carne recentemente incluída no cardápio de restaurantes chamados contemporâneos. A 6 km de Monte Verde, na Fazenda Estância Monte Verde, também conhecida como a Fazenda do Mathias, há uma criação com cerca de cem animais.

Fale Conosco

logonova2-1.png

Atendimento Pousada :
Info@jardimmonteverde.com.br
Rua do Paiol, 177 – Monte Verde-MG